Construída para alfabetizar as crianças da Zona Sul de Marília, a Escola Estadual Profº Nelson Cabrini, iniciou suas atividades com o título de Escola Mista do Jóquei Clube, cuja a construção se derá logo no inicio do desenvolvimento do bairro na década de 60.
Posteriormente, para atender o aumento da população local, em 03 de dezembro de1971, as autoridades municipais homologaram a criação do Grupo Escolar da Vila Hípica, através do [ Decreto 17.698-47, artigo 201 e 205, página 21]. Nesse período as instalações do prédio localizavam-se às margens da Rodovia Federal BR153, em um barracão de madeira com seis salas, além da cozinha, instalada em dependências separadas. Nesse local funciona atualmente a EMEF Reny Pereira Cordeiro.
A Escola passou a se denominar “E.E Profº Nelson Cabrini”, somente após a publicação da Resolução SE. 15, no Diário Oficial da União, em 23 de janeiro (1976). A Diretora chamava-se Profª Iria Fofina de Seixas. Nessa circunstância a Escola já não assistia as necessidades da comunidade em expansão, e o perigo iminente que expunha as crianças durante a travessia da Rodovia, foram fatores relevantes para a construção de um novo prédio. As novas instalações foram inauguradas em 20 de abril de 1986, já sob a Direção de Doracy Zambon.
Desde então, a Escola Estadual Profº Nelson Cabrini localiza-se na Rua Antonio Hernandez, 86 no Bairro Esplanada, e atende adolescentes com idades entre onze e dezessete anos, (Ensino Fundamental e Médio). Atualmente mais de 700 alunos, oriundos dos bairros Damasco, Marajó, Esplanada, Santa Paula e áreas adjacentes, freqüentam o ano letivo, 2010 distribuídos em três turnos: manhã, tarde e noite. Pois, “A Educação é um direito de todos”
(fonte: (ata de fundação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário