quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A música, outra vertente do aprendizado

Tornar a aula mais dinâmica,  atrativa à realidade dos alunos que vivem antenados com os avanços tecnológicos,  foi mais uma iniciativa da profª de Português Elaine Furquim, que realizou uma atividade musical com a 8ª  série A. O aprendizado pedagógico realizado com a letra da melodia "AQUARELA" de ( Toquinho e Vinícuis )  teve como proposta democratizar a diversidade cultural que a música popular brasileira representa.  "É importante que eles conheçam  outros estilos musicais que já não se encontram em evidência, mas que já estiveram na mídia, portanto  faz parte da cultura do país ", enfatizou a professora.

Escolinha de Futebol Balão Mágico: incentivo ao esporte

A Escolinha de futebol Balão Mágico, é uma das poucas fonte de lazer existente no bairro, que assiste garotos do bairro, Marajó, Esplanada, Jardim Santa Paula e áreas adjacentes. Muitos alunos da Escola (Nelson Cabrini) frequentam os treinos que são monitorados pelo Sr. Rubens de Farias, técnico com registro na Federação Esportiva do Estado de São Paulo.  Muito mais que a prática do esporte, e a esperança de alcançar progeção no futebol nacional, os
adolescentes, aprendem regras de disciplina, solidariedade e cidadania. 
Os treinos acontecem   de terça a sábado das 9h00 as 11h00 e das 14 as 16h00, no campinho localizado na lateral da escola, na Rua Alexandre Chaía s/ número. O terreno é da prefeitura, não oferece muita infraestrutura, necessita de algumas melhorias: como muro ou cerca, vestiário, sanitário, mais é de fundamenteal importancia para os jovens do bairro. "Agora se tivesse iluminação poderia funcionar no periodo noturno para os adultos da região", relata o técnico que sobrevive desse trabalho, e para tal efetua a cobrança de Cr$15,00 mensais por garoto.

Defensoria Pública, também é parceira da Escola


Entre a Rede de Parceiros que está apoiando o trabalho dos Professores Mediadores Escolar e Comunitário (PMECs) de Marília, está a Promotoria Pública; Instituição Estadual, composta por advogados públicos, cuja função é defesa gratuíta dos cidadãos necessitados. Na ocasião (agosto) passado, o Promotor Dr. Bruno Haadd Galvão, esclareceu ao grupo que a Promotoria Pública atende pessoas com (renda mensal de até R$ 1.530,00), e de forma integral e gratuíta, lhes fornece orientação jurídica, bem como a promoção dos Direitos Humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos.
Segundo Galvão, “Ação Individual” é aquela movida de Pessoa contra Pessoa, já “Ação Coletiva”, é movida para defesa de um grupo de pessoas, lesadas ou descontentes com determinados serviços, como por exemplo, o transporte coletivo insuficiente, tarifa abusiva ou cobrança indevida de um tributo e outros. Nesses casos a Defensoria, entra com uma “Ação coletiva”  contra a Empresa responsável.
De acordo com Galvão, a Defensoria também promove seções de Mediação, com a participação de uma psicóloga, e supervisão de um Defensor. O objetivo desse trabalho preza a reconciliação, resolução de um determinado problema, visando acordo amigável entre as partes, com a finalidade de evitar acúmulo de processos judiciais, por coisas banais.
No decorrer do encontro o Promotor citou o (Projeto Sabatina), que é uma espécie de mutirão da cidadania que  já acontece em algumas cidades e tem como objetivo a Educação em Direito, levando, por meio de encontros, orientações jurídicas para a Comunidade Escolar.
Os temas abordados são: Bullying, ECA, Danos contra o Patrimônio, Contravenções, Atos inflacionais e suas consequências, tráfico e uso de entorpecentes, difamação, e tantos outros assuntos que envolvem as ocorrências escolares.
A Promotoria se encontra localizada na Av.: Sampaio Vidal, 132. Tel.: (14) 34549844 e 34137606.


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Secretaria da Saúde capacita grêmios estudantis


O adolescer constituí mudanças físicas, psicológicas, sociais e cognitivas intensas. Por essa razão se faz necessária a delimitação de ações que visem a atenção integral à saúde dos adolescentes e jovens de maneira organizada e programática.
Para atender essa necessidade a  Secretaria Municipal de Saúde de Marília  promoveu capacitação dos Grêmios estudantis de todas as Escolas Estaduais. Para facilitar o acesso  os grupos foram divididos por regiões, e a Escola Nelson Cabrini participou com demais grêmios da  Zona Sul. Os encontros aconteceram na Escola Maria Cecília, entre 28 de agosto  e 23 de setembro de (2010).
A capacitação foi  coordenada pelas  (Enfermeiras Municipal de Saúde) Helena Schwitzky e Zeila Pavarini Togashi, além da participação do psicólogo do CAAPS João Carlos.
  Segundo Helena Schwitzky,  desde 1997 e  a Secretária da Saúde já realizava ações de prevenção voltadas à redução dos danos causados por comportamentos de risco  DST/ HIV/ Aids e Drogas. Além do combate a gravidez precoce, nas escolas da rede pública e municipais.
 A partir de 2009, a Secretaria Municipal  passou a integrar parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, através projeto de Brasília. Em (2010), o programa de prevenção ganhou um reforço a mais: parceria com os estudantes da Famema (Faculdade de Medicina de Marília). "Sempre em grupo de três estudantes, percorrem a rede de ensino, esclarecem dúvidas, orientam sobre cuidados de prevenção e auxiliam as oficinas e dinâmicas lúdicas", explicou Schwitzky. 
A Enfermeira acrescentou ainda que a parceria tem como objetivo, o fortalecimento da prevenção que a Saúde já realizava com a Educação. "A proposta é o coordenador escolar identificar a problemática existente na sua comunidade, posteriormente com um diagnóstico da situação, se utilizar da parceria do programa de prevenção para capacitação dos grêmios. E desse modo  coordenar os alunos para que atuem como agentes multiplicadores na escola e na comunidade", concluiu Schwitzky. 

Para maiores informações:Secretaria da Saúde, Av. República 770 / tel: 3402-6500 ramal 6588 das 7h00 às 17h00.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Conheça a história da fundação da Escola Profº Nelson Cabrini


Construída para alfabetizar as crianças da Zona Sul de Marília, a  Escola Estadual Profº Nelson Cabrini, iniciou suas atividades com o título de Escola  Mista do Jóquei Clube, cuja a construção se derá logo no inicio do desenvolvimento do bairro na década de 60.
 Posteriormente, para atender o aumento da população local, em 03 de dezembro de1971, as autoridades municipais homologaram a criação do Grupo Escolar da Vila Hípica, através do [ Decreto 17.698-47, artigo 201 e 205, página 21]. Nesse período as instalações do prédio localizavam-se às margens da Rodovia Federal BR153, em um barracão de madeira com seis salas, além da cozinha, instalada em  dependências  separadas. Nesse local funciona atualmente a EMEF Reny Pereira Cordeiro.
A Escola passou a se denominar “E.E Profº Nelson Cabrini”, somente após a publicação da Resolução SE. 15, no Diário Oficial da União, em 23 de janeiro (1976). A Diretora chamava-se Profª Iria Fofina de Seixas. Nessa circunstância a Escola já não assistia as necessidades da comunidade em expansão, e o perigo iminente  que  expunha as  crianças durante a travessia da Rodovia, foram fatores relevantes para a construção de um novo  prédio. As novas instalações foram inauguradas em 20 de abril de 1986, já sob a Direção de Doracy Zambon.
Desde então, a Escola Estadual Profº Nelson Cabrini localiza-se na Rua Antonio Hernandez, 86 no Bairro Esplanada, e atende adolescentes com idades entre onze e dezessete anos, (Ensino Fundamental e Médio). Atualmente mais de 700 alunos, oriundos dos bairros Damasco, Marajó, Esplanada, Santa Paula e áreas adjacentes, freqüentam o ano letivo, 2010 distribuídos em três turnos: manhã, tarde e noite.  Pois, “A Educação é um direito de todos”
                                                                                                                    (fonte: (ata de fundação)